Tratamentos

Prótese Removível

Prótese Removível

As próteses removíveis são dispositivos utilizados para a substituição de dentes ausentes. Podem ser totais, ou parciais, de acrílico ou esqueléticas. São uma alternativa mais económica, embora não tão confortável, aos implantes dentários e permitem recuperar a função, fonética e alguma estética que ficam comprometidas quando existe a perda de um ou mais dentes.

Que cuidados tenho de ter com as próteses?

Tal como os dentes naturais, as próteses removíveis também têm de ser escovadas diariamente de maneira a remover a placa bacteriana e os depósitos alimentares acumulados. Esta escovagem deve ser realizada com uma escova macia e própria para próteses dentárias e deve ser utilizada uma pasta para próteses não abrasiva ou sabão neutro (azul e branco). Adicionalmente, pelo menos uma vez por semana, deve ser feita a desinfeção das próteses imergindo as mesmas em solução própria para o efeito. É muito importante manusear sempre as próteses com cuidado para evitar que estas se partam.

As próteses devem ser removidas à noite, antes de dormir, e guardadas num local seco e protegido. São fundamentais consultas periódicas de controlo de modo a que se possa avaliar a adaptação das próteses.

Vou sentir dificuldade em mastigar?

A habituação às próteses removíveis pode exigir algum tempo. No início, é natural sentir alguma dificuldade na mastigação. Por isso, deve começar com alimentos mais moles e cortados em pedaços e mastigar devagar. À medida que fica mais habituado à mastigação, pode ir introduzindo outros alimentos, até finalmente regressar à sua alimentação normal.

Quanto tempo duram as próteses dentárias?

Quanto maior for o cuidado, mais tempo duram as próteses. No entanto, com o tempo, as próteses vão sofrendo um desgaste pelo uso normal e podem começar a ficar desadaptadas, devido à perda de osso e de gengiva. Pequenas desadaptações podem ser facilmente solucionadas, mas, em situações de grande desgaste e grande desadaptação, pode ser necessário proceder à substituição das próteses.

É fundamental lembrar que uma boa higiene oral, correta limpeza e cuidado com o manuseio das próteses, são fatores cruciais para a sua maior durabilidade.

Uso prótese total superior e inferior. Sinto-me satisfeito com a prótese superior, mas a inferior mexe muito e tenho dificuldade em usar. É possível substituir apenas a prótese inferior por implantes?

Sim. Dependendo do caso clínico poderá ser possível colocar implantes no maxilar inferior para melhorar a retenção da prótese ou mesmo reabilitar com uma prótese fixa sobre implantes. A avaliação cuidadosa de cada caso e a ponderação dos fatores associados a cada solução é fundamental.

Casos Clínicos

Paciente 6

Implantes Dentários