Periodotologia

Periodontologia

Especialidade da medicina dentária que se dedica ao diagnostico, tratamento e prevenção da doença periodontal (doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes: a gengiva, ligamento periodontal e o osso).
A doença periodontal divide-se em 2 grandes grupos: gengivite e periodontite.
A Gengivite consiste na fase inicial da doença periodontal, sendo relativamente fácil de tratar e de controlar. A periodontite, forma mais avançada da doença, consiste na a inflamação e infeção numa zona mais profunda da gengiva com perda significativa de osso com alterações irreversíveis. Numa situação limite a Periodontite poderá levar à perda total dos dentes por falta de suporte suficiente que permita mante-los o na cavidade oral.
Esta especialidade também é responsável pela recuperação de defeitos gengivais (como nas recessões gengivais) e correção de sorrisos que, pelo contrário, apresentam.

É possível tratar a doença Periodontal?

A doença periodontal é uma doença da gengiva e tecidos associados (osso e dente). Com carácter local ou generalizado, é caracterizado por sangramento das gengivas, recessão gengival e mobilidade dos dentes. Através de procedimentos não cirúrgicos é possível parar este processo e estabilizar a doença.

O que devo fazer para prevenir a doença?

Numa doença bastante prevalente, a higiene oral é de primordial importância. Um diagnóstico precoce é essencial para prevenir as consequências da doença. Consultas de Higiene Oral, com avaliação e manutenção da saúde das gengivas devem ser realizadas de 6 em 6 meses, criando condições para a existência gengivas saudáveis.

As minhas gengivas retraíram, é possível solucionar?

Dependendo na situação, através de procedimentos cirúrgicos e restauradores, é possível reposicionar a gengiva na sua posição natural. Um correto diagnóstico é essencial para o prognóstico da situação.

Por causa da recessão das gengivas tenho muita sensibilidade, o que devo fazer?

A recessão da gengiva expõe parte da raiz. Esta zona do dente é muito sensível ao frio e ao quente. Através de procedimentos cirúrgicos é possível recobrir essa zona, eliminando essa sensibilidade.

Casos Clínicos