Endodontia – Desvitalizações

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de patologias da polpa dentária. As lesões da polpa dentária (comummente designada
por nervo) podem ter origem em traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem
levar a sintomas de sensibilidade/dor nos dentes e, em casos mais graves, abcessos.

O que é o tratamento endodôntico (“desvitalização”)?

Consiste na remoção da polpa (nervo) que se pode encontrar inflamado ou necrosado (morto), podendo ou não causar dor e/ou abcesso. É realizado sob anestesia local e isolamento absoluto com dique de borracha.
É realizado um acesso à zona da polpa, a sua remoção químico-mecânica e o selamento do espaço do canal da raiz que se encontra limpo.

Quantas consultas são necessárias?

Depende de vários fatores. Se o procedimento for devidamente realizado e a limpeza do sistema de canais do dente for alcançado, o mesmo pode demorar apenas uma consulta. Se continuar a haver alguma contaminação do sistema de canais, será necessário, pelo menos, mais uma sessão.

O tratamento endodôntico dói?

O tratamento é realizado sob anestesia local, não sendo um tratamento doloroso. Pode, em situações extremas, ser necessário pré-medicar ou anestesiar diretamente a polpa de forma a conseguir realizar o tratamento de forma indolor.

Um dente tratamento endodonticamente (“desvitalizado”) pode dar dor?

Sim, dentes endodonciados podem dar dor por vários motivos. A razão mais frequente é uma reinfecção do sistema de canais por bactérias. Para resolver a situação, é possível retratar o dente de forma a voltar a limpar novamente o sistema de canais. Para um melhor controlo destas situações, é importante a visita regular ao seu Médico Dentista.

Casos Clínicos