Tratamentos

Dentisteria – Restaurações

Dentisteria – Restaurações

A dentisteria é a área da Medicina Dentária responsável pelo tratamento de dentes com cárie dentária, com fraturas ou destruídos. O tratamento consiste na recuperação da anatomia e da cor dos dentes afetados, protegendo os dentes e permitindo a sua correta função.

Em dentes muito destruídos e cuja resistência está comprometida é indicado o tratamento com restaurações indiretas em cerâmica (overlays). Estas restaurações, produzidas em laboratório, permitem reforçar a estrutura do dente e melhorar a estética do mesmo. Por serem produzidas em laboratório, estas restaurações precisam de, pelo menos, duas consultas para serem terminadas.

dentisteriaDentisteria

Pode haver lesão de cárie em dentes desvitalizados?

Os dentes que sofreram tratamento endodôntico (dentes desvitalizados) são dentes que apenas perderam os seus nervos e vasos sanguíneos, mantendo-se a sua restante estrutura intacta (esmalte e dentina). Assim sendo, podem sofrer lesões de cárie tal como os dentes vivos, sendo necessário uma Higiene Oral igualmente cuidadosa e eficaz.

É possível ter dores ou sensibilidade depois de tratar uma cárie?

Quando tratamos um dente, utilizamos utensílios de altas rotações para remover as lesões de cárie que, mesmo com irrigação (refrigeração com água), pode haver aumento de temperatura durante o procedimento que provoque ligeira inflamação na polpa dentária (nervo do dente). Sendo assim, todos os cenários são possíveis após a consulta de tratamento de cáries:

1- podemos não ter sensibilidade nenhuma pós operatória;
2- podemos ter ligeira sensibilidade dentária nos dias seguintes ao tratamento, não muito incomodativa;
3- podemos até ter dores ou sensibilidade mais evidente, sendo necessário recorrer a medicação com analgésico ou anti-inflamatório.

Neste tipo de situações, caso haja sensibilidade mais evidente informe-nos, para que possamos ajudar da melhor forma.

O que é o dique de borracha ou isolamento absoluto?

O dique de borracha é um material utilizado durante alguns tratamentos dentários de forma a criar um “campo operatório” ou um meio controlado para se exercer de forma mais segura, limpa e evitar contaminação de bactérias existentes na cavidade oral.

Corresponde a uma folha de látex que envolve o dente a ser tratado, isolando- o das restantes estruturas da cavidade oral (língua, bochecha, etc.) e fazendo com que o tratamento seja realizado da melhor forma.

Que tipo de material é utilizado para realizar uma restauração dentária?

Hoje em dia os materiais indicados para a restauração dentária são a resina composta e a cerâmica. Estes materiais são da mesma cor do dente natural e apresentam características óticas e mecânicas que se assemelham e mimetizam da melhor forma a estrutura dentária perdida, restabelecendo a forma, função e estética.

Casos Clínicos