Tratamentos

Ortodontia

Ortondontia

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares. Uma má posição dentária dificulta a higiene oral e, consequentemente, aumenta o risco para o aparecimento de cáries e problemas nas gengivas. Além disto, afeta a estética, a auto-estima, a fonética, a função mastigatória e a articulação dos maxilares.

Que tipo de aparelhos ortodônticos existem?

Hoje em dia estão disponíveis vários tipos de aparelhos ortodônticos:

Existem
Os aparelhos fixos convencionais, caracterizados pela cimentação de brackets em cada dente (peça metálica colada no dente) onde se encaixa um arco e se coloca um elástico para manter o arco na sua posição e permitir a sua ação sobre o dente,

Os aparelhos fixos autoligáveis, como os aparelhos convencionais, também se caracterizam pela cimentação de um bracket no dente, mas com a diferença de não utilizar elásticos para manter o arco em posição. São considerados sistemas de baixa fricção e por isso podem diminuir o tempo de tratamento, quando comparado com os aparelhos fixos convencionais.

Os alinhadores ortodônticos (mais conhecidos pela marca Invisalign, mas existem inúmeras marcas de alinhadores), são aparelhos ortodônticos removíveis, transparentes, que são trocados a cada 2 ou 3 semanas, à medida que o tratamento vai evoluindo. Por serem transparentes, são esteticamente mais atrativos. Ao contrário dos aparelhos fixos, a evolução do tratamento depende totalmente da cooperação do paciente.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

O tempo de tratamento está dependente de várias variáveis, conforme a complexidade de cada caso: se é um caso só de alinhamento e nivelamento, se é um caso com envolvimento não só dentário, mas também esquelético, a idade do paciente é um fator relevante, o envolvimento e compromisso periodontal condiciona o tempo de tratamento, a colaboração e motivação do paciente é determinante, a higiene oral do paciente tem de ser muito bem controlada. Podemos, no entanto, prever que os tratamentos ortodônticos duram entre 18 a 24 meses. Mas há tratamentos com menos de 12 meses, assim como há tratamentos com tempo de duração superior a 24 meses.

Porque tenho de usar um aparelho de contenção no fim do tratamento?

Dependendo de cada caso, os tratamentos podem ser mais ou menos estáveis. Existe sempre o risco de recidiva (os dentes tendem a voltar à posição inicial) ou dos dentes se movimentarem em função da musculatura envolvente e dos contactos entre aqueles. O uso das contenções permite garantir que o resultado final do tratamento não se perde, e a amplitude do sorriso que se conseguiu com o tratamento ortodôntico se mantém.

Tenho coroas antigas, implantes dentários e uma prótese removível por falta de dentes. Posso fazer tratamento ortodôntico?

Sim, pode. Todos os pacientes, que não são desdentados totais, podem fazer tratamento ortodôntico. Cada caso tem de ser devidamente analisado e diagnosticado, para planear a forma mais correta e rigorosa para tratar o paciente com ortodontia.

Casos Clínicos

Paciente 2

Facetas e Branqueamento