Tratamentos

Alinhadores

Alinhadores

Os alinhadores dentários são um sistema de tratamento ortodôntico que permite
corrigir a posição dos dentes de uma maneira invisível, mais cómoda e higiénica.

O que são os alinhadores dentários?

Os alinhadores dentários são aparelhos ortodônticos removíveis e transparentes que são mais conhecidos como Invisalign (a marca mais difundida de alinhadores, apesar de existirem várias marcas), que são usados a tempo inteiro, só retirados para comer e para proceder à higiene oral diária.

Os alinhadores resultam?

Sim, conseguem-se resultados de tratamento muito semelhantes aos alcançados com aparelhos fixos. Podem ser optimizados com a utilização de acessórios como mini-implantes ortodônticos, elásticos intra e inter-maxilares, botões dentários e outros, para conseguir os resultados desejados. É fundamental a colaboração do paciente para alcançar o melhor resultado possível no menor espaço de tempo de tratamento.

Porque é mais caros o tratamento com alinhadores dentários?

O processo de diagnóstico e planeamento de um tratamento ortodôntico com alinhadores é diferente do mesmo com aparelhos fixos. Existe um planeamento digital do tratamento e a confecção dos alinhadores está dependente de laboratórios externos ao ortodontista, que torna mais dispendioso o tratamento.

Quais as vantagens dos alinhadores dentários em relação a outros aparelhos ortodônticos?

As principais vantagens dos alinhadores são a estética durante o tratamento, a maior facilidade de fazer uma higiene oral mais eficiente, e o controlo dos movimentos dentários, por serem planeados de forma digital.

Casos Clínicos